miércoles, 23 de mayo de 2007

Em busca de uma nova ordem

Nos dice João de Carvalho desde Brasil : Estou botando um livro na web. Trata-se de uma abordagem da crise da modernidade fundamentada na ciência cognitiva e antropologia biossocial. Um fenômeno de grande importância está ocorrendo: A ciência está chegando ao Homem - área que sempre foi campo de atuação das ciências sociais, humanas, filosofia e religião. Para superarmos a situação de crise em que nos encontramos, o que basicamente precisamos é de um novo paradigma de homem que transcenda a modernidade e a já desgastada divisão entre direita e esquerda. Estas ciências estão nos disponibilizando este paradigma. Embora ainda seja
cedo para aplicarmos esses novos conhecimentos às sociedades atuais, com o conhecimento já disponível podemos lançar um novo olhar sobre a modernidade e elaborar uma nova crítica social.

A crítica não é inteiramente nova, e encontra ressonância no pensamento de vários autores (Tocqueville, Nietzche, entre outros), mas seu embasamento nas novas ciências do homem lhe dá um rigor e credibilidade que outros que abordaram o assunto não têm. No livro são abordadas questões importantes do mundo atual que têm sido pouco tratadas por outros autores.

Recomendo aos que tiverem interesse em avaliar a consistência do texto e das idéias que leiam o capítulo 1, que trata da crise intelectual pela qual estamos passando, e o início do 2, que mostra como a sociologia, em seu nascimento, cometeu erros que comprometeram todo o seu desenvolvimento posterior. O livro esquenta na parte 2, quando trata da crise política, e mais ainda na parte 3, que aborda a crise sexual. No capítulo 7 é apresentado um elaborado modelo que procura explicar o comportamento político e sexual das sociedades humanas, de modo a tentar entender as enormes transformações por que
passa a sexualidade das sociedades desenvolvidas. A parte 4 trata da busca por uma utopia e pode ser ingênua em alguns momentos, mas apresenta idéias e discussões interessantes.

Críticas serão muito bem vindas.

O livro já conta com a aprovação da Secretaria de Cultura do Rio de Janeiro, que, através da lei de incentivo à cultura, permite que a empresa patrocinadora desconte do ICMS 5/6 do valor dos custos de publicação, que estão por volta de 27.000 reais.

Por enquanto o livro está disponível gratuitamente en PDF. Para pedirlo a su autor hacer Click en el enlace de arriba.

No hay comentarios: